Escolha dissipador para luminaria

        Escolhendo o dissipador para a luminária do seu aquário



    Ao decidir fazer uma luminária para seu aquário, sua dedicação deveria ser na escolha de quais LEDs utilizar.  Entretanto sabemos que sem um dissipador adequado os seus LEDs irão queimar, então é importante escolher este dissipador.


    Algumas dicas:

  • quanto mais frio o seu LED trabalhar, maior será sua vida útil;
  • a eficiência do dissipador é proporcional a área: quanto maior, mais eficiente;
  • anodização confere um bom acabamento e aumenta a eficiência(*);
  • a melhor maneira para aumentar a eficiência é usar um cooler (microventilador);

(*) o aumento da eficiência devido à anodização depende da temperatura de trabalho do dissipador. Quando o dissipador trabalha com temperatura próxima à temperatura ambiente, o ganho é de 15% Entretanto quando trabalha muito mais quente do que a temperatura ambiente, esta melhoria pode chegar a 100% (dado baseado em cálculos teóricos - tudo depende da montagem):
    
    Gráficos com curvas de dissipação são a melhor ferramenta na escolha adequada de dissipadores.  Mesmo sendo teóricos, nos dão uma idéia do que podemos esperar. Além disto são excelentes para comparação entre dissipadores.
   
Como ler um gráfico?   



    Acima está o gráfico de um dissipador de calor não anodizado modelo RDD 21526 com 400mm de comprimento.  Se você colocar 50W efetivos(*) de LEDs neste dissipador a temperatura irá subir 34 graus Celcius (esta informação está no gráfico).  Isto quer dizer que se a temperatura ambiente estiver 25 graus, o dissipador TEORICAMENTE irá aquecer até 25 + 34 = 59 graus!  Sim o valor de temperatura lida no gráfico precisará ser somada a temperatura ambiente para se saber o quanto o dissipador irá esquentar!


(*) 50W efetivos são obtidos por várias configurações diferentes, como:

50W de LEDs operando a 100% da capacidade

100W de LEDs operando a 50% da capacidade

Lembrar que dependendo da parte eletrônica do circuito, o LED não estará operando a 100% da capacidade.  Isto é saudável para a vida útil do LED. Isto também significa que o LED irá esquentar menos e irá sobrecarregar menos o dissipador...


Se houver alguma dúvida a respeito da leitura do gráfico acima, veja:

https://reidosdissipadores.blogspot.com/2020/07/grafico-resistencia-termica-dissipador-de-calor.html


    Aquelas palavras escritas no rodapé estão lá para lembrar que:

  • o gráfico foi obtido a partir de um cálculo teórico, pensado na geração de calor em um ponto e  distribuição eficiente por todo o dissipador;
  • vale para uma condição ideal de montagem onde toda a área do dissipador está sendo utilizada e não há obstruções que prejudiquem a troca térmica entre o dissipador e o ar;
  • qualquer montagem precisa ter cautela e bom senso:  não espere eficiência se o dissipador for "envelopado" por algo que dificulte a troca térmica;


    Mas e se houver ventilação forçada?  Neste caso a resistência térmica diminui drasticamente e a eficiência melhora significativamente.  Lembrando que quanto menor a resistência térmica, mas eficiente é o dissipador. 

    No exemplo anterior do dissipador RDD 21526-400 com ventilação forçada fica:



    A resistência térmica original do RDD21526-400 naquele primeiro gráfico com curva vermelha é 0,58ºC/W.  Este segundo gráfico mostra que se a velocidade do ar sobre o dissipador for de 4m/s a resistência térmica irá baixar de 0,58ªC/W para 0,2ºC/W!  

    Como isto afeta o seu projeto?  Veja no gráfico abaixo a nova curva para o dissipador RDD 21526-400 com ventilação forçada a 4m/s (resistência térmica 0,2ºC/W):



    Notou a diferença? Aqueles mesmos 50W que antes iriam fazer a temperatura subir 34 graus Celcius, agora causarão um aumento de apenas 13 graus!

    Vendo por outro ângulo:  uma montagem de 150W com ventilação forçada a 4m/s  vai esquentar o mesmo que uma montagem de 50W sem ventilação (ambas irão causar um aumento de aproximadamente 35 graus)!


    Como chego nos 4m/s mencionados no exemplo acima?  Dados técnicos de ventiladores são fornecidos com vazão (volume/tempo), jamais fornecem velocidade (distância/tempo)...   Para saber a velocidade você precisará dividir a vazão do cooler pela "área de secção transversal por onde o ar está passando".

    Para este texto não ficar muito denso vamos deixar assim:  um cooler melhora muito a eficiência de um dissipador  :-)   Mas se vc quiser saber como se faz este cálculo, por favor consulte: https://reidosdissipadores.blogspot.com/2020/07/calculo-do-cooler-do-dissipador.html


A Rei dos Dissipadores possui várias opções de perfis para a sua luminária. Consulte: https://www.reidosdissipadores.com.br/especiais/dissipador-p-aquario


   







Postagens mais visitadas deste blog

Performance do dissipador anodizado

Como interpretar as curvas de dissipação de calor

Cálculo do Cooler do dissipador de calor