Como interpretar as curvas de dissipação de calor

Gráfico 𝚫T x W - como interpretar





    Acima está o gráfico do dissipador RDD15560-200.  Os dissipadores que comercializamos possuem gráficos para ajuda na sua escolha.  A interpretação do gráfico é simples, mas há um detalhe importante na leitura da temperatura.

        Vamos supor a fixação de um componente eletrônico com potência de 50W no dissipador e queremos ter uma idéia de quanto ele irá esquentar.



        No eixo das abcissas (eixo X) procuramos os 50W e com auxílio da curva vermelha fazemos a leitura de qual o valor no eixo das ordenadas (eixo Y).  No exemplo este valor é 33 graus Celcius.

        Isto quer dizer que o dissipador irá aquecer 33 graus a mais do que a temperatura ambiente!  Se a temperatura ambiente for de 28 graus, então o dissipador irá aquecer até 28 + 33 = 61 graus Celcius!


        E se a pergunta for "quantos Watts posso colocar para uma temperatura máxima tolerável de 80 graus Celcius?"    A resposta desta pergunta começa estimando-se uma temperatura ambiente para o dissipador.  Considerando-se o pior cenário, imaginamos um dia super quente onde na sombra faz 35 graus.   Então fazemos  80-35 = 45°C       Este é o número que temos que procurar no eixo Y

        A resposta para a pergunte será então:  "aproximadamente 70W"




        Perceba que não é uma relação linear entre potência x calor gerado.  No exemplo do gráfico acima se dobrarmos a potência a temperatura não dobra:
50W  = 𝚫T de 33°C     
100W  = 𝚫T de 60°C       

        O mesmo vale para tamanhos de dissipadores. A seguir os gráficos do modelo HS15560 com 100mm e com 200mm de comprimento. Compare:



        Dobrando o tamanho do dissipador também não irá dobrar 𝚫T:

  50W no dissipador com 100mm irá provocar um 𝚫T de 33°C
100W no dissipador com 200mm irá provocar um 𝚫T de 60°C


        Em todos os gráficos existem avisos nos rodapés.  Isto porque os gráficos são teóricos e a montagem influencia muito nestas curvas.  O objetivo dos gráficos é auxiliar na comparação entre modelos e dar uma estimativa do que se pode esperar do dissipador.  Muitas vezes não temos a menor idéia de por onde iniciarmos a escolha do dissipador e são nestes momentos que os gráficos ajudam muito.  Se vc já tem experiência e já possui um projeto testado com um dissipador qualquer, então certamente entende melhor o seu sistema, mas ainda poderá utilizar os gráficos para comparar dissipadores se estiver pensando em uma eventual substituição.



Postagens mais visitadas deste blog

Performance do dissipador anodizado

Cálculo do Cooler do dissipador de calor